Graças à fibra óptica, a Internet em alta velocidade ganha cada vez mais espaço desde a última década. Com isso, podem surgir perguntas em relação à tecnologia: será que os cabos de fibra óptica são mesmo mais rápidos do que o cabeamento de cobre?
A fibra óptica é a melhor forma de transmitir internet hoje — Foto: Divulgacao / Google Fiber
MITO. Quando a tecnologia começou a se popularizar, os fios ópticos eram mesmo mais caros que os cabos de cobre comuns. Porém, com o aumento da demanda, os custos caíram e hoje um circuito de fibra óptica pode até sair mais barato. Além disso, o uso de luz para transmitir sinais, no lugar da eletricidade, reduz, é claro, o uso de energia elétrica. Com maior durabilidade, a necessidade de manutenção é também menor. Assim, os gastos a longo prazo compensam, de qualquer forma.
VERDADE. Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Eles não superaquecem e não são afetados pela chuva, o vento ou outros fatores ambientais. São também mais eficientes, permitindo que os sinais viajem mais com menos degradação dos fios. Enfim, o resultado é uma conexão bem mais estável.